OUTUBRO 2008
EUA aprovam financiamento para sistema financeiro
O Congresso dos Estados Unidos aprovou no dia 3 um pacote de US$ 700 bilhões de auxílio ao sistema financeiro do país. O objetivo principal do plano era a compra, por parte do governo, de "papéis podres" (títulos com alta chance de não serem honrados) de instituições em dificuldades. Mesmo após mudanças em novembro, o pacote não foi suficiente para restaurar a confiança nos mercados, que continuaram a sentir fortemente os efeitos da crise.
NOVEMBRO 2008
Barack Obama é eleito presidente dos Estados Unidos
Barack Obama foi eleito no dia 4 de novembro o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Advogado, filho de pai queniano e de uma americana branca do Kansas, Obama apresentou-se como candidato cujas propostas iam além da questão racial e sob o slogan da mudança. Usando uma eficiente estratégia de comunicação baseada na internet e aproveitando-se de seu carisma como orador, Obama venceu seu rival, o senador republicano John McCain. A vitória do democrata foi impulsionada por um programa de governo que propõe um Estado mais presente na economia, além de um aumento de programas sociais e da retirada das tropas americanas no Iraque.
Ataques no Mumbai
No dia 26 de novembro, um grupo de atiradores abriu fogo em vários locais de grande movimento na cidade de Mumbai, o centro financeiro da Índia. Os militantes fizeram reféns em três lugares e eles só foram liberados pelas forças indianas dias após os ataques. Investigações apontaram que os extremistas poderiam ter ligações com um grupo paquistanês, mas Islamabad negou qualquer responsabilidade.
Parlamento iraquiano aprova prazo para retirada de tropas americanas
O parlamento iraquiano aprovou no dia 27 de novembro um plano que prevê a retirada das tropas dos EUA no país até o fim de 2011. A medida era fundamental para a permanência das tropas no Iraque, já que o mandato concedido ao país pelas Nações Unidas expiraria no final de 2008. Vários grupos apresentaram objeções, pedindo a retirada imediata.
DEZEMBRO 2008
Jornalista iraquiano atira sapatos em Bush
Pouco mais de um mês antes do final de seu mandato, o presidente dos EUA, George W. Bush, foi vítima de um ataque com sapatos, atirados por um jornalista iraquiano. Numa visita surpresa ao Iraque, no dia 14, Bush participava de uma conferencia de imprensa ao lado do primeiro-ministro iraquiano, Nouri Al-Maliki, quando foi surpreendido pelos sapatos lançados pelo jornalista Muntadar Al-Zaidi. Sem ser atingido pelos sapatos, Bush encarou o acto com bom humor. O jornalista, no entanto, foi preso.
2008/12/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário