2009/03/15

Geometricamente

Multiplicação

multiplicando... com as mãos

matemática das abelhas

apesar da pouca qualidade do video...
ag

Gostar ou não gostar de Matemática...eis a questão

esta é para pensar...
para todos os que gostam de matemática!
ag

O homem que calculava

Este livro é optimo...
Conheçam a versão animada
ag

A maior flor do mundo

2009/03/08

To see... Portugal 360º

http://www.360portugal.com/

Para todas as mulheres...

Bathing Woman by Miró
Pablo Picasso - Three Women - 1908
A mulher de Matisse
Mulher, de René Magritte

(as imagens foram retiradas de vários locais/sites)

O Talmud é um livro onde se encontram condensados todos os depoimentos, ditados e frases pronunciadas pelos Rabinos através dos tempos. Há um ditado que termina assim:

“Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser AMADA.“

Dia da Mulher parte2

Dia Internacional da Mulher




É que no dia 8 de Março de 1857 (há mais de 140 anos) houve uma manifestação organizada por trabalhadoras.

A Revolução Industrial
Ocorreu nos finais do século XVIII e fez com que a produção de bens (coisas) se automatizasse, isto é, foi acelerada pela criação de máquinas que fizeram com que se passasse da produção artesanal à produção industrial.

Com as fábricas e as máquinas começou a produzir-se mais e muito mais depressa, porque havia mais pessoas a querer comprar as coisas. As coisas, por demorarem menos tempo a fazer, custavam menos dinheiro. Para as fábricas funcionarem sem problemas trabalhavam nelas muita gente: homens mulheres e crianças. Trabalhavam mais de 12 horas por dia (todos) e às vezes também por turnos. Só paravam ao domingo e nos dias santos. As condições de trabalho eram muito más e, infelizmente as pessoas eram muito maltratadas.
Abusavam das suas capacidades e exploravam-nas até ao limite. Claro que pagavam mal, mas especialmente mal às crianças e às mulheres, apesar de lhes ser exigido o mesmo.

8 de Março de 1857 Nesse dia, centenas de mulheres, trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o horário de trabalho obrigatório de 12 horas por dia! A polícia foi chamada e dispersou essa manifestação com enorme violência. Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhuns. Por isso era impensável terem tido a coragem de se reunir e de protestar! É que hoje nós aceitamos que as mulheres e os homens devem ter as mesmas oportunidades e direitos, mas dantes não era assim...

Por causa desse acontecimento, desde 1975, as Nações Unidas comemoram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
fonte: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=587

Dia da Mulher

Dia Internacional da Mulher



PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Apesar de ter sido em 1822 que surge a Primeira Constituição Liberal em Portugal, em que se diz que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres será que assim é na realidade?

A não perder...gastronomia

http://www.chprado.com/pt/index.htm
O CHÃO DO PRADO situa-se em Bucelas, a cerca de 18 km de Lisboa.





Como chegar:

Pela CREL: Seguir no sentido de Alverca. Sair no nó do Tojal e tomar a direcção Bucelas.

Pela A1: Sair no nó de Alverca e seguir a direcção de Bucelas.

Em Bucelas:

* Procurar o cruzamento Malveira/Bemposta, e seguir na direcção Bemposta;
* Cerca de 200m à frente virar na primeira à direita na direcção de Santiago dos Velhos;
* Subir cerca de 1400 m até encontrar o CHÃO DO PRADO à sua esquerda.

CHÃO DO PRADO
Estrada de Santiago
2670-630 BUCELAS
Mafalda Paneiro Pinto

* E-mail: info@chprado.com
* Telefone: 219 681 189
* Telemóvel: 962 600 955