JANEIRO 2008
Farc libertam reféns
Depois de intensas negociações envolvendo a guerrilha, o governo colombiano e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregaram a militares venezuelanos a ex-candidata a vice-presidente da Colômbia, Clara Rojas, e a ex-parlamentar Consuelo Perdomo, que eram mantidas como reféns. Clara Rojas, que foi seqüestrada em 2002, teve um filho com um guerrilheiro na selva.
Começam as prévias eleitorais nos Estados Unidos
No dia 3 de janeiro foi dada a largada na campanha presidencial americana com o caucus de Iowa, que foi vencido, do lado democrata, por Barack Obama, e do lado republicano por Mike Huckabee, que abandonaria a disputa em março. Nas prévias, os pré-candidatos buscam apoio para encabeçarem a chapa de seus partidos para a Casa Branca.
FEVEREIRO 2008
Fidel Castro renuncia ao poder; seu irmão Raúl assume
Depois de 49 anos na liderança do governo socialista de Cuba, Fidel Castro renunciou ao cargo de presidente do país e de comandante do Partido Comunista no dia 19 de fevereiro. Ele estava afastado do cargo desde agosto de 2006 por motivos de saúde, sendo substituído por seu irmão, Raúl Castro. Dias depois, em 24 de fevereiro, o Parlamento cubano aprovou oficialmente o nome de Raúl como o novo presidente do país. Sem mudar a estrutura política de Cuba, Raúl promoveu reformas no sistema.
Kosovo declara independência da Sérvia
O parlamento de Kosovo, de maioria albanesa, aprovou a independência da província da Sérvia no dia 17 de fevereiro. A declaração unilateral foi criticada pelo governo sérvio. O novo país foi reconhecido pelos Estados Unidos e por parte dos países da União Européia, mas não recebeu aprovação da Rússia, um antigo aliado da Sérvia.
MARÇO 2008
Raúl Reyes, alto líder das Farc, é morto
No primeiro dos duros golpes que as Farc sofreriam em 2008, o governo colombiano anunciou no dia 1º de março a morte de Raúl Reyes, considerado um dos mais importantes líderes do grupo guerrilheiro colombiano. Reyes foi morto pelo Exército da Colômbia, que fez uma incursão em território equatoriano para a operação. A invasão da fronteira sem autorização do governo do Equador causou uma crise diplomática entre os dois países, que envolveu também o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
Medvedev é eleito presidente da Rússia
Dmitri Medvedev foi eleito o novo presidente da Rússia no dia 3 de março. Concorrendo com o apoio do então presidente, Vladimir Putin, no mesmo dia de sua vitória ele afirmou que continuaria as políticas de seu antecessor e indicou Putin para o cargo de primeiro-ministro.
2008/12/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário